SISTEMA DE ESCAPAMENTO AUTOMOTIVO

15-03-2011 18:00


Funções

O escapamento ou sistema de exaustão têm 3 funções básicas:



  • Reduzir o nível de ruído do motor: a primeira função é a de "absorver" as ondas sonoras através da interrupção do fluxo de gases resultantes da combustão, por uma série de tubos perfurados e câmaras, mantendo o ruído do motor dentro de limites especificados por lei.



  • Controlar a contra-pressão dos gases: o controle dos gases é obtido através das curvas, volumes e vazões que são cuidadosamente desenvolvidos para obter o melhor rendimento do motor no que se refere ao torque, potência e economia de combustível.



  • Conduzir os gases para fora do veículo: a terceira e principal função é conduzir os gases resultantes da combustão para fora do habitáculo dos passageiros, evitando assim a possibilidade de intoxicação dos ocupantes do veículo.
Componentes
O conjunto de escapamento dos veículos leves é formado por 5 componentes básicos:
1. Tubo Primário: Responsável pela condução dos gases do coletor do motor para o catalisador. Depois da introdução do catalisador no sistema de escapamento, esta peça passou a ser produzida em aço inox para que não solte fragmentos que possam entupir o catalisador.
Por trabalhar em alta temperatura é de difícil desgaste, uma vez que não aloja a água proveniente dos gases expelidos pelo motor. Por ser de material mais elaborado e trabalhar em altas temperaturas, não retém água ou material oxidante, possuindo uma longa vida útil.
2. Flexível: Fabricados em aço inox, são colocados no tubo de saída do motor, para eliminar a rigidez do sistema de escapamento no veículo (as peças não ficam estáticas, uma vez que são somente presas nos suportes). O flexível evita a quebra precoce das outras peças que compõem o sistema e também atenua o ruído e vibrações.
3. Catalisador: O catalisador é uma peça formada por um núcleo cerâmico ou metálico que transforma grande parte dos gases tóxicos do motor em gases inofensivos, através de reações químicas ocorridas dentro deste componente. Localiza-se no sistema de escapamento, depois do tubo da saída do motor, para melhor aproveitar a temperatura decorrente da combustão. O catalisador é banhado com metais preciosos distribuídos em meio a outros produtos químicos, que são os agentes ativadores das reações com oxigênio, que conseguem reduzir drasticamente a poluição sem nenhum tipo de filtro no catalisador.

4. Silencioso Intermediário: A partir do redirecionamento dos gases em seu interior reduz ruídos gerados pela combustão dos gases no motor e ruídos provocados pelo choque dos gases com o meio ambiente. Evita também a entrada de gases na cabine, melhora o rendimento e, conseqüentemente, ajuda na economia do combustível, sem falar na eliminação ou redução das ondas sonoras de alta freqüência.
5. Silencioso Traseiro: Completa as funções do silencioso intermediário e reduz as ondas sonoras de baixa freqüência.
Tipos de Silenciosos
Funcionamento por Absorção
Enquanto o fluxo dos gases percorre o silencioso relativamente sem obstáculos, as ondas sonoras penetram pelas perfurações do tubo na carcaça cheia de lã de rocha, onde são absorvidas, preferencialmente as freqüências mais elevadas, acima de 500 Hz.
Funcionamento por Reflexão
Fluxos de gases e ondas sonoras são redirecionadas por tubos abertos e câmaras, de tal forma que as ondas sonoras, correndo para frente e para trás, se anulam por interferência. Uma solução eficiente, principalmente contra zumbidos.
Funcionamento Misto ou Combinado
Este item se caracteriza pela combinação dos dois princípios citados acima: absorção e reflexão.