Dúvidas sobre catalisadores com selo do INMETRO

19-04-2011 13:04

 

Dúvidas sobre catalisadores com selo do INMETRO

O INMETRO seguiu a tendência mundial e incorporou requisitos que exigem a aplicação de novas tecnologias de impregnação de metais nos catalisadores e consequente compactação das cápsulas, ou seja, os catalisadores que atendem a Resolução 282 do CONAMA ficaram mais compactos e com eficiência comprovada.

A Mastra Escapamentos e Catalisadores é a primeira marca a ter toda sua linha de catalisadores com conformidade avaliada pelo INMETRO.

Porque a medida do INMETRO de avaliar catalisadores?

Valdecir Rebelatto: Na verdade trata-se da uma Resolução do CONAMA que se utiliza da estrutura do INMETRO para validar a aprovação dos catalisadores para reposição. A avaliação é necessária para garantir ao consumidor que o produto atenda aos requisitos estabelecidos para neutralização da poluição veicular.

O que a Mastra Escapamentos e Catalisadores fez para se tornar a única com toda a linha de catalisadores com conformidade avaliada pelo INMETRO?

VR: A Mastra simplesmente se programou para atender a Portaria 346/08 do INMETRO e tem a conformidade avaliada em toda a sua linha de Catalisadores.

O que muda com para o motorista com a nova medida? E para os fabricantes?

VR: Para os fabricantes torna-se ilegal a partir de Abril de 2010 produzir ou importar catalisadores sem a conformidade avaliada pelo INMETRO. Para o consumidor a lei passa a valer a partir de Abril de 2011.

Quais as ações adotadas pelo grupo de estudos da Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Emissões Veiculares da América do Sul (AFEEVAS) acerca desta questão?

VR: A AFEEVAS apoiou todas as empresas associadas através de Reuniões Internas e propostas de adequação a Resolução 282 do CONAMA.

O que significa para o brasileiro essa medida?

VR: A regulamentação da fabricação, importação e comercialização dos catalisadores destinados a reposição no Brasil garante produtos com qualidade a disposição dos consumidores, uma vez que o INMETRO avaliou a conformidade dos mesmos.

A utilização de um catalisador que não esteja em conformidade com o INMETRO pode trazer danos ao veículo?

VR: Entre um produto com a conformidade avaliada e outro sem comprovação tudo pode acontecer. No mínimo o produto pode não funcionar e o consumidor ser enganado.

Houve alguma alteração nesses novos catalisadores?

VR: Sim. O INMETRO seguiu a tendência mundial e incorporou requisitos que exigem a aplicação de novas tecnologias de impregnação de metais nos catalisadores e conseqüente compactação das cápsulas, ou seja, os catalisadores que atendem a Resolução 282 do CONAMA ficaram mais compactos e com eficiência comprovada. Visualmente houve mudança em 87% de nossa linha e a mais significativa foi a incorporação da Logomarca no INMETRO estampada em baixo relevo na carcaça do Catalisador.

Como o consumidor pode identificar um catalisador com a conformidade aprovada pelo INMETRO?

VR: Além da logomarca do INMETRO estampada na peça também as embalagens irão conter o selo de conformidade do INMETRO bem visível.